sábado, 23 de novembro de 2013

Crítica: Livro Harry Potter e o Cálice de Fogo

Harry Potter e o Cálice de Fogo






Harry Potter está agora com quatorze anos, idade ideal para começar a prestar atenção nas garotas a sua volta. E realmente ele se apaixona pela primeira vez neste quarto volume de suas aventuras fantásticas. Aliás, a partir deste livro, Harry Potter e o Cálice de Fogo, os personagens começam a definir seus sentimentos e parceiros afetivos. Intensifica-se, assim, uma certa tensão mal explicada entre Hermione e Rony.
história tem início com um campeonato esportivo, o Torneio Mundial de Quadribol,  fora do perímetro de Hogwarts, quando Harry e seus amigos têm a oportunidade de conhecer bruxos de outras instituições. Mas tudo se transforma em puro pavor quando os Comensais da Morte, seguidores fervorosos do vilão Voldemort, aparecem para acabar com a alegria e anunciar, assim, a iminente volta de seu mestre sombrio.
Ao voltarem para a escola, Harry e os companheiros são notificados de que este ano letivo testemunhará o Torneio Tri-Bruxo, reservado apenas aos bruxos mais velhos e experientes. Os mais novos, incluindo Rony Weasley, ficam frustrados com as regras rigorosas, mas são obrigados a aceitá-las.
De repente, porém, a amizade de Harry com Rony começa a balançar quando o famoso bruxo, surpreendentemente, vê seu nome ser escolhido para participar do terrível campeonato. Como os sorteados são realmente obrigados a competir neste fatídico combate - dividido em várias provas quase impossíveis de serem vencidas por um estudante do quarto ano -, Harry não consegue escapar desta sinistra armadilha.
Entre um perigo e outro, o herói flerta com uma colega de Hogwarts, Cho Chang, interage com os outros participantes do campeonato – Viktor Krum, da escola de Durmstrang; Fleur Delacour, de Beauxbatons; e Cedrico Diggory, representante oficial de Hogwarts, interpretado por Robert Pattinson, hoje galã de Crepúsculo – e conhece personagens que serão vitais na sequência da série, entre eles Alastor Moody, famoso auror, ou seja, caçador de bruxos das trevas.
Um dos pontos altos do filme é o Baile de Inverno, no qual percebe-se claramente que os personagens principais da série já ingressaram no período em que despertam os sentimentos e a sexualidade. Eles já estão amadurecendo e encontram-se quase prontos para conhecer as artes do amor.
As provas do Torneio Tri-bruxo se sucedem na trama, intensificando o perigo e também a funesta presença de Voldemort no caminho de Harry. O bruxo das trevas anseia pela volta, pela possibilidade de retomar sua prática do poder maléfico. Personagens que, no passado, testemunharam a ascensão e queda de Voldemort, como Bartolomeu Crouch e Ludo Bagman, estão agora próximos de Potter, o que parece potencializar o retorno do mal.

Como os leitores, os personagens, também estão crescendo, vivendo mais intensamente, amando, odiando, uma fase de mudanças, a adolescência.
Na cronologia da série, o quarto livro se torna mais sombrio e com temas mais adultos. A relação do bonito está em maior evidência com a vinda de outras escolas para Hogwarts, despertando os desejos amorosos dos personagens principais. A rivalidade está em alta neste livro, com o Torneio Tri-buxo!
O livro faz uma boa crítica ao problema do racismo, com o personagem Draco Malfoy, que chama Hermione de “sangue ruim” uma expressão que significa no mundo mágico, um bruxo que venha de família trouxa (quem não é um bruxo); Outra critica que a autora nos remete a pensar é a do trabalho escravo, em que, os elfos são empregados dos bruxos sem salários, e sem dignidade, são tratados como nada, apenas devem obediência aos seus donos!
É tratado muito com o mítico, com, além de bruxos, dragões, duendes, gigantes, centauros, criaturas esquisitas, entre muitas outras, que mexem com o nosso imaginário. O livro é riquíssimo em detalhes em descrições, em características de lugares e de personagens. E isso faz a nossa mente “observar” quase que realmente o lugar, ou ver o personagem, e quase que ouvi-lo falar, quando se lê o livro.
Um dos melhores capítulos é o capitulo “A Primeira Tarefa” que mostra Harry enfrentando sozinho um dragão. Harry se mostra muito corajoso, e faz de tudo para conseguir pegar um ovo de ouro, que é a tarefa.

Um dos melhores livros que já li, pois quem nunca quis ter poderes, seu um bruxo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário